Competências da Assistência de Segurança da Informação
    • Monitorar os riscos de toda área de Tecnologia da Informação e Comunicação do Tribunal;
    • Propor a formulação das Políticas de Segurança da Informação e planos de continuidade de negócios;
    • Conduzir, a pedido do Diretor da Secretaria de Informática do Tribunal, ações de auditoria interna na Secretaria de Informática para verificar se as ações executadas pelas Coordenadorias da Secretaria estão alinhadas as normas legais ditadas pelos órgãos superiores e as melhores práticas de Segurança da Informação;
    • Monitorar os serviços e sistemas da Secretaria de Informática, analisando o cumprimento das melhores práticas de Segurança da Informação de TIC;
    • Propor e orientar o Diretor da Secretaria na elaboração de projetos e contratações técnicas correlatas a esta unidade;
    • Propor e acompanhar aquisições de novas soluções de TIC de forma a manter o parque tecnológico atualizado;
    • Propor, elaborar e acompanhar projetos e termos de referência para a contratação de serviços, softwares e equipamentos ligados à sua área de atuação necessários a manutenção e execução da atividade institucional do Tribunal;
    • Fazer a gestão física dos Data Centers instalados na sala-cofre e no sitebackup;
    • Implantar, administrar e monitorar as ferramentas de Segurança da Informação do Tribunal;
    • Fiscalizar, acompanhar e avaliar o fornecimento de bens, a execução de serviços prestados por terceiros e seus respectivos contratos relativos à sua área de atuação;
    • Acompanhar o cumprimento das metas traçadas no Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação e/ou outros Planos de Gestão relacionadas à sua área de atuação;
    • Gerenciar as pessoas, atividades e processos relacionados (férias, frequência, capacitação, avaliação funcional, substituição automática, etc.) aos servidores lotados nesta unidade;
    • Supervisionar o controle dos materiais e bens patrimoniais sob responsabilidade desta unidade;
    • Elaborar e manter atualizada documentação técnica, manuais de uso, procedimentos operacionais e outros documentos relacionados à sua área de atuação;
    • Emitir, quando solicitado, parecer técnico nas auditorias de TI, análise de editais e contratos de TI, relatórios técnicos e/ou outros documentos relacionados à sua área de atuação, e
    • Executar outras atividades que lhe forem atribuídas.
  • Responsável:
    • Assistente: Alfredo Jorge Serrão Gonçalves