Diagnóstico de Governança e Gestão do TCU - iGG-TCU

  • Trata-se de Relatório de Acompanhamento com o objetivo de medir a capacidade de governança e gestão das organizações públicas federais, aferir o nível de implementação de boas práticas de liderança, estratégia e accountability, bem como práticas de governança e gestão de TI, de pessoas e de contratações.
    Entre os anos de 2013 e 2016, o TCU realizou levantamentos de governança e gestão em quatro temas distintos: tecnologia da informação, pessoas, contratações, e governança pública. Em 2017, considerando que a governança e gestão perpassam todas as funções corporativas, o TCU reuniu os quatro temas abordados nesses levantamentos, integrando-os em um só instrumento de autoavaliação, de forma a possibilitar uma análise mais ampla por parte do Tribunal e das demais partes interessadas.
    O questionário utilizado neste Levantamento Integrado de Governança Organizacional Pública foi elaborado por equipe de auditores do TCU e está fundamentado em diversas referências nacionais e internacionais de boas práticas de governança, em normas vigentes e ainda em recomendações do TCU.
  • O resultado do TRT8 está apresentado no quadro resumo abaixo:

  • Assim o TRT8 ficou com avaliação de 67% no IGG, resultado da combinação de todos os indicadores. Esta nota nos colocou no nível INTERMEDIÁRIO e bem próximos ao nível de governança APRIMORADO. Em 2017, o TRT8 ficou com a avaliação de 56%, classificado como INTERMEDIÁRIO. A evolução do TRT8 de 2017 para 2018 foi positiva, com um crescimento de 11% no IGG.

  • Resultado na perspectiva das dimensões:

    O levantamento do TCU avalia a governança sob as dimensões abaixo:
      a) iGG – Índice de governança e gestão;
      b) iGovPub – Índice de governança pública;
      c) GestaoPessoas – Índice de gestão de pessoas;
      d) GestaoTI – Índice de gestão de TI; e
      e) GestaoContratos – Índice de gestão de contratações.
  • Documentos Relacionados:
  • Resultados iGovTIC até 2016

  • Aqui estão os resultados das pesquisas anteriores à nova metodologia adotada pelo TCU.

    Readequação da escala do nível de maturidade a partir de 2014:


  • Resultados Anteriores a 2017: