Diagnóstico de Governança e Gestão do TCU - iGG-TCU
Trata-se de Relatório de Acompanhamento com o objetivo de medir a capacidade de governança e gestão das organizações públicas federais, aferir o nível de implementação
de boas práticas de liderança, estratégia e accountability, bem como práticas de governança e gestão de TI, de pessoas e de contratações.
Entre os anos de 2013 e 2016, o TCU realizou levantamentos de governança e gestão em quatro temas distintos: tecnologia da informação, pessoas, contratações, e governança pública.
Em 2017, considerando que a governança e gestão perpassam todas as funções corporativas, o TCU reuniu os quatro temas abordados nesses levantamentos, integrando-os em um só
instrumento de autoavaliação, de forma a possibilitar uma análise mais ampla por parte do Tribunal e das demais partes interessadas.
O questionário utilizado neste Levantamento Integrado de Governança Organizacional Pública foi elaborado por equipe de auditores do TCU e
está fundamentado em diversas referências nacionais e internacionais de boas práticas de governança, em normas vigentes e ainda em recomendações do TCU.
O resultado do TRT8 está apresentado no quadro resumo abaixo:
Assim o TRT8 ficou com avaliação de 67% no IGG, resultado da combinação de todos os indicadores. Esta nota nos colocou no nível INTERMEDIÁRIO e bem próximos ao nível de governança APRIMORADO.
Em 2017, o TRT8 ficou com a avaliação de 56%, classificado como INTERMEDIÁRIO.
A evolução do TRT8 de 2017 para 2018 foi positiva, com um crescimento de 11% no IGG.
Resultado na perspectiva das dimensões:
O levantamento do TCU avalia a governança sob as dimensões abaixo:
a) iGG – Índice de governança e gestão;
b) iGovPub – Índice de governança pública;
c) GestaoPessoas – Índice de gestão de pessoas;
d) GestaoTI – Índice de gestão de TI; e
e) GestaoContratos – Índice de gestão de contratações.